O assunto deste artigo não está diretamente ligado à tradução, porém foi um texto que me motivou muito.
Muitas vezes nos sentimos "falidos" por tentar por um, dois, três ou até quatro anos e parecer que sempre somos os novatos, os inexperientes. Realmente, somos inexperientes, mesmo, e continuaremos a ser por muito tempo. A boa notícia é que um dia seremos muito bons no que fazemos. Resta perseverar para estar lúcido a fim de aproveitar isso quando acontecer.
A única maneira de se tornar incrivelmente bom em algo
"Somente aquele que se dedica a uma causa com todas as suas forças e de toda a sua alma pode se tornar um verdadeiro mestre. É por isso que dominar uma habilidade exige todos os esforços de uma pessoa.” - Albert Einstein
É comum encontrarmos artigos em blogs ou livros que o ensinam a "dominar" uma habilidade em 10 dias, ou 3 dias. Na verdade, antigamente esses livros sugeriam 30 dias, mas o tempo para se tornar mestre em algo vem diminuindo rapidamente...
Já vi tutoriais que prometem ensinar uma habilidade em algumas horas. Logo teremos livros nos ensinando algo em alguns segundos.
– Domínio total de habilidades e conhecimento: Abracadabra!
Infelizmente, a realidade é bem menos mágica, ou tenha menos a ver com a sorte. Só há uma maneira de se tornar bom em algo:
- Primeiro, você deve aprender por meio de leitura ou ouvindo outros que entendem da coisa e, principalmente, praticando.
- Depois, pratique. Neste ponto, você começará a entender sobre o assunto, porém não fará direito. Isso pode se estender por meses.
- Pratique um pouco mais. Depois de alguns anos você irá se tornar bom no assunto.
- Continue praticando. Se aprender com os erros, e não tiver medo de os cometer da primeira vez, você deixará de ser bom e tornar-se-á muito bom.
Leva cerca de 6 a 10 anos para se tornar muito bom em algo, e isso depende da frequência e do quanto se pratica esse algo. Alguns estimam que leva cerca de 10.000 horas para se dominar uma habilidade, mas acho que isso varia de pessoa para pessoa e depende do tipo de habilidade e de outros fatores.
Quer ser um grande escritor? É possível ser muito bom em alguns anos, isto é, se você tiver o dom divino de um Jorge Amado ou Camões, contudo a maioria de nós vai trabalhar arduamente por mais ou menos uma década e ainda continuará tentando melhorar. Estamos em constante aprendizado, e se olharmos para trás, para aquilo que escrevemos nos primeiros anos, seja o que for, acharemos aquilo um lixo (na maioria dos casos).
Quer ser um grande blogueiro? É a mesma coisa. Escrevo há quase três anos e ainda me acho apenas "compentente". Gruber’s já faz isso por 7 anos e ainda é … bem, é acima da média. Você tem que praticar, cometer erros, passar a realmente entender a coisa e aí, algum dia, se continuar perseverando, será muito bom.
Não há ninguém que seja bom em sua profissão sem a ter desempenhado por pelo menos 6 anos — nenhum designer, programador, carpinteiro, arquiteto, cirurgião, professor, músico, artista … acho que você já entendeu. Desafio você a me dizer um. A maioria tem praticado por pelo menos uma década, e ainda tenta melhorar a cada dia.
Você tem que desejar, manter o foco, e praticar muitíssimo.
Aí é que está: não perca o ânimo se acabou de se interessar por fazer algo. Divirta-se, como todos nós fizemos no começo. Se você se divertir, vai aprender a amar o que faz, e NESSE MOMENTO o negócio acontece. Quando ama algo, quer fazer isso a toda hora, às vezes tarde da noite, e será comum você saltar da cama e escrever algo antes mesmo de ir ao banheiro dar "a primeira descarga".
É assim que se torna muito bom, quando você ama aquilo que faz de tal forma que a sua primeira "ida ao banheiro" matinal é relegada ao segundo plano.
“Todos temos talento, basta apenas começarmos a nos mexer para descobrir qual talento é.” - George Lucas
Descubra esse desejo. Pratique, não fique apenas lendo sobre o assunto. Não se contente em simplesmente comprar um produto, livro ou revista que prometa ensinar algo em minutos, horas, dias. Esse tipo de produto mente pra você descaradamente, apenas tentam levar a grana do seu bolso.
Pratique, pratique mais, e continue praticando cada vez mais. Esta é a única maneira de se tornar bom. Contudo, tenho boas notícias para você: qualquer um pode fazer isso. Só leva algum tempo e um pouco de prática. Abracadabra!
"Quando o mundo diz “desista", a esperança sussurra: 'Tente Outra Vez'." — Autor Desconhecido
Nenhum comentário:
Postar um comentário